O segredo da Dinamarca e a busca pela felicidade

cultural Letícia Chieppe

“O segredo da Dinamarca” é a história real de uma jornalista inglesa chamada Helen Russell, que largou toda a sua vida em Londres para acompanhar o marido em um trabalho na Lego. Helen deixou tudo pra trás, decidida a passar 1 ano na Dinamarca a fim de descobrir porque os dinamarqueses são o povo mais feliz do mundo e qual a fonte de tanta felicidade. 

O livro é dividido nos 12 meses da jornada de descobertas da jornalista, que se baseia em conversas com especialistas e nativos, na tentativa de entender e adquirir os hábitos dos dinamarqueses. Tudo isso enquanto tenta se adaptar a um país com língua e costumes completamente diferentes dos seus.

Helen é muito engraçada e nos torna parte do seu processo de aprendizagem, é assim que somos levados até a prática do hygge. Um conceito, muito presente no estilo de vida dinamarquês, usado para descrever o sentimento de aconchego. Como uma xícara de chocolate quente enquanto lê um livro, com direito a cobertores quentinhos, seu pijama favorito e velas aromatizadas.

Se desconectar do que está acontecendo lá fora, tornar as coisas do cotidiano especiais e estar confortável são partes essenciais do processo. Esse é um conceito tão valioso para os dinamarqueses que muitos estabelecimentos como lojas e restaurantes tem investido em uma decoração inspirada no hygge, que seja aconchegante para os clientes e deem essa sensação de estar em casa.

O livro nos passa a mensagem de que não é preciso morar na Dinamarca para adotar hábitos que tragam mais felicidade. Ter um hobby, passar um tempo com as pessoas que você ama, exercitar sua criatividade, aproveitar os preciosos momentos de descanso, são coisas simples que podem nos fazer enxergar o mundo como um lugar mais leve e alegre. 

E você? Qual a sua fórmula perfeita para um momento hygge e feliz?

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Élem Reis
    1 Fevereiro, 2018 at 0:13

    Excelente post. Desde o ano passado quando me apaixonei pela decoração usada nas casas da Dinamarca e Escandinávia que passei mais a pesquisar sobre a cultura de lá e pude ver que o estilo de vida deles é baseado em muitas das coisas em que eu também acredito. Já fiquei interessadíssima para ler o livro.

    • Reply
      Letícia Chieppe
      2 Fevereiro, 2018 at 10:33

      Oi Élem! Acredito que você vá gostar bastante do livro, tem um capítulo que fala sobre a decoração e a iluminação dos ambientes e como eles afetam nosso humor e conforto, é muito interessante! Um beijo!

    Leave a Reply